1

Dicas: Como fazer um mídia kit? Exemplos!

12:00


Oi, todo mundoooooo!  Como eu tinha prometido para  minhas colegas blogueiras hoje vou falar um pouco sobre o mídia kit e dar algumas dicas de como construí-lo sem se esquecer de nenhum dado importante. É um pouco complicado monta-lo sem ler alguma coisa sobre, na realidade nem existe um texto oficial ou guia disponível sobre a construção de um mídia kit, então quanto  mais dicas melhor, né? Hoje vou mostrar para vocês o jeito que eu montei o mídia kit do blog para enviar as empresas que o solicitam. Vamos lá! 

O que é um mídia kit? 
É basicamente um arquivo onde você disponibiliza todos os dados do blog sobre os acessos, o perfil do publico para as empresas que tenham interesse em anunciar ou começar um outro tipo de parceria com seu blog. Ele é essencial para quem quer começar a monetizar seu trabalho com o blog.

O que incluir no mídia kit? 

Na primeira parte do mídia kit você pode começar falando sobre o seu blog, por exemplo o blog foi criado por (seu nome) em um determinado ano, no blog você encontra assuntos relacionado a moda, unhas etc, qual é a frequência de post por semana, diariamente, um post por semana. Faça um resuminho sobre as informações do blog.

Na segunda parte você pode incluir dados sobre os seus leitores, quem são eles? A maioria é do sexo feminino? do masculino? Qual a faixa etária? onde a maioria mora, na região sudeste, no sul, no nordeste..? quanto tempo eles passam online? eles compram pela internet?

Na terceira parte você pode incluir informações sobre as visitas que você recebe, quantos acessos totais  você recebe por mês? quantas visitas únicas? quanto tempo os leitores passam em seu blog? De qual rede social chagam esses leitores (do facebook, twitter..)? Qual é a taxa de rejeição do blog?

Importante: Para saber todas essas informações você pode utilizar algumas ferramentas online gratuitas, como exemplo no Google Analytics  ou no Clicky. basta se cadastrar e incluir um codigo html em seu site e ir acompanhado por um desses sites. 

Na quarta parte fale sobre as redes sociais que o blog participa, se você tem uma fan page, Twitter, Instagram, Google +  ou outros meios para divulgação de seu blog. Não esqueça de incluir também a quantidade de seguidores que você tem em cada uma das suas redes sociais e o link de cada uma. 

Na quinta parte caso seu blog já tenha aparecido na imprensa, ou em outros blogs consagrados você pode incluir isso em seu mídia kit, isso reforça a chance da marca se interessar por seu blog. 

Na sexta parte mostre para a empresa quem já anunciou em seu blog, quais são as marcas parcerias, você pode representá-las pelo logotipo, que podem  conter links para os respectivos posts dentro do blog.

Na sétima parte inclua os preços e as formas de parceria, Banner, concursos, Mídias Sociais Patrocinadas, Post Patrocinado ou Publieditorial e a Resenha Patrocinada


Agora vou deixar alguns exemplos de mídia kit  para vocês terem uma ideia de como monta-lo!

Não me mande flores - Midia kit
Blog da Manuh - Mídia kit
Beca Brait - Mídia kit
Beleza blog - Mídia kit
Contraditorium - Mídia kit
Just lia - Mídia kit 

Você pode fazer o mídia kit em uma pagina do seu blog mesmo, em forma de slide ou em PDF, o importante e que ele seja claro, para que a empresa consiga saber facilmente quais são os dados do seu blog. Não utilize muito texto prefira ilustra-lo com imagens, gráficos para não ficar cansativo de ler. 

Então é isso! Espero que tenham gostado e que possa ser útil para você!  
Deixe seu comentário e suas duvidas que vou  responder o mais rápido possível! 

Participe das redes sociais e fique ligada em todas as novidades
 Facebook |  Twitter |  Google+ ♥ Instagram

Você poderá gostar também

1 Recados

  1. Obrigada, eu li todas as dicas agora quando faço um post eu respeito os créditos e sempre tento por o link do site de vendas, está correto? Eu acho que não to pronta ainda, mas você pode por favor ver o meu blog? sua opinião é importante pra mim. Obrigada. http://efeitoagulha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir


    CONTATO